Preloader images
Preloader icon

A direção defensiva é importantíssima para a segurança de todos aqueles que utilizam as estradas diariamente.

Infelizmente as rodovias nacionais e estaduais não se destacam pelo bom estado de conservação e, com isso, são os condutores que precisam se precaver para evitarem acidentes. No caso dos caminhões, esses cuidados precisam ser redobrados pois qualquer tipo de ocorrência com veículos deste porte sempre serão mais graves e potencialmente fatais.

Desta forma todos os motorista devem zelar tanto pelo equipamento quanto pela vida de todos os outros condutores. E por isso a direção defensiva tem que começar antes mesmo que o caminhoneiro/motorista dê a partida no motor do veículo.

Veja, abaixo, 5 dicas de direção defensiva que podem ajuda-lo a ter uma viagem mais segura.

1. Atenção ao limite máximo de carga

Além de desgastar mais o equipamento, o excesso de carga prejudica o funcionamento dos freios e a estabilidade do caminhão, o que o torna mais suscetível a causar acidentes.

É de suma importância a conferencia da carga máxima permitida no seu veículo e qual é a forma mais indicada de carregamento dos produtos. Assim você garante uma viagem mais tranquila para todos.

2. Utilização do farol alto

O farol de qualquer veículo é projetado para iluminar o maior espaço possível da faixa de asfalto. Mas, caso o motorista precise enxergar mais à frente, para identificar uma placa ou a entrada de algum trevo, ele pode utilizar o farol alto.

O problema deste equipamento é que direciona o facho de luz para um nível acima do farol baixo. Com isso, ele ofusca a visão de motoristas que estiverem a frente do caminhão ou no sentido oposto.

O farol alto só deve ser usado em situações nas quais isso não ocorra. Para isso, o motorista deve se certificar de que está a uma distância segura dos outros veículos ou então sozinho na estrada.

3. Ultrapassagens só em local permitido

Ultrapassar em local proibido é uma das atitudes que mais gera acidentes graves nas estradas. No caso dos caminhões, a atenção nas ultrapassagens precisa ser redobrada, já que trata-se de um veículo que carrega muito peso e tem menos agilidade do que um carro de passeio.

Tenha sempre a consciência de somente ultrapassar em local permitido e com boa margem de segurança em relação aos outros veículos.

4. Pausas periódicas durante as viagens

Emendar entregas umas nas outras e virar a noite dirigindo costuma ser a forma dos frotistas otimizarem o tempo e ganharem mais dinheiro. Pode até parecer vantagem, mas o prejuízo pode custar caro, muito caro.

Pare sempre para descansar em viagens muito longas e evitem o uso de medicamentos que retardam o sono.

5. Cuidado redobrado com pista molhada

A pista molhada costuma ser traiçoeira e gera muitos acidentes. Por isso, se começar a chover, oriente seus motoristas a reduzirem drasticamente a velocidade e terem muita atenção à estrada e aos outros carros.

Em velocidade menor, é muito mais fácil corrigir derrapagens e aquaplanagens.

O cuidado é sempre o melhor remédio.

Fonte:blog rodobens

Olá,
Olá, como podemos ajuda-lo?