Preloader images
Preloader icon

Todos os dias, o transportador de cargas ou de passageiros têm que estar atento aos horários, prazos de entrega e outros fatores para que consiga promover um serviço de qualidade a seus clientes.

Esta responsabilidade muita das vezes faz com que o transportador se esqueça de algumas praticas bem simples que podem auxiliá-lo na execução de um transporte eficiente, pontual e acima de tudo econômico, trazendo grandes benefícios.

E é por isso que a Agramotors trás algumas dicas para que você transportador possa economizar combustível e também prolongar a vida útil de seu veículo.

Afinal de contas o consumo de combustível nesse ramo caracteriza um dos maiores gastos que o transportador pode ter.  

Por isso fique atento a todas as nossas dicas e tenha sempre eficiência e economia andando lado a lado no seu negocio.

Aprendendo a economizar combustível

Economizar combustível é vai muito além do que simplesmente mudar alguns hábitos por um curto período de tempo.

Para conseguir economizar combustível de forma eficaz e que traga um resultado econômico satisfatório, deve-se observar vários fatores bem como tornar um habito diário a pratica de alguns procedimentos.

O consumo excessivo de combustível muitas vezes pode estar relacionado de forma direta ou indireta a algum problema no caminhão ou ônibus, como os pneus gastos ou descalibrados, resistência excessiva do ar no veiculo, modo de condução do veículo, trajetos escolhidos e vários outros fatores.

Sendo assim vemos a importância de se ter uma rotina planejada de bons costumes e de manutenções preventivas para o veículo, bem como um bom planejamento diário para a realização dos serviços.

Se ficar atento você conseguirá antecipar os problemas e contorná-los antes que eles gerem desperdícios e prejuízos ao seu negocio.

Então vamos lá. Bora aprender um pouco para trazer maior economia e rentabilidade para o seu negocio.

1. Calibre sempre os pneus

A calibragem inadequada dos pneus prejudica o desempenho do caminhão/ônibus, que recebe um atrito maior com o solo, gerando maior resistência, fazendo com que o motor trabalhe mais e conseqüentemente mais combustível é utilizado para que o veículo ande da maneira desejada.

Para resolver esta simples questão, basta ter um roteiro definido de paradas estratégicas. Assim, ao abastecer, o transportador pode aproveitar para calibrar os pneus.

2. Não exceder a carga do veículo

O excesso de peso além de prejudicar os planos de quem pretende aprender como economizar combustível, é uma prática ilegal e potencialmente perigosa para o caminhoneiro e quem estiver ao seu redor.

Este excesso pode interferir no equilíbrio do veículo e causar graves incidentes e acidentes na estrada, em falar que o peso em excesso no veículo força o motor além do normal, onde o mesmo tende a compensar este esforço a mais por meio de um consumo mais acelerado de combustível.

3. Não ande no ponto-neutro

Esta idéia de que andar em ponto neutro trás economia de combustível é algo que ainda esta vivo no meio dos transportadores do nosso país. Isso não é uma verdade pois os veículos que trafegam em ponto-neutro na maioria dos casos podem até aumentar o seu consumo.

Então, se você estiver em busca de realmente economizar combustível, não pratique esta idéia.

4. Fique ligado à troca de marcha

Transportadores que não sabem o momento certo da troca de marcha, hora trocam de marcha cedo demais, hora trocam tarde demais, convivem com um desequilíbrio constante na aceleração do seu veículo.

Toda marcha tem seu tempo certo de troca. Quando esta troca é realizada antes do momento correto, o veículo irá demorar mais para atingir a rotação do motor necessária para a realização da troca seguinte. Já no caso de realizar a troca depois do momento correto, ou seja, de forma tardia, há um tempo de aceleração desnecessária e extrema, ocasionando o consumo excessivo de combustível.

É importante salientar que  a pratica errada de passagem de marcha contribui não apenas para o consumo desnecessário de combustível, mas também no desgaste precoce de vários componentes de seu veículo como caixa, diferencial, motor e outros.

Então bora ficar ligado nas passagens de marcha.

5. Realize sempre manutenções periódicas

Um dos pontos cruciais para se conseguir uma economia efetiva nãos só de combustível, mas também de vários componentes de seu veículo é criar uma rotina de manutenções preventivas.

Desta forma você terá um veículo pronto para t atender em todos os momentos sem te deixar na mão.

Abaixo alguns pontos importantes para serem observados sempre que possível:

  • sistema de sinalização;
  • pneus;
  • água radiador,
  • óleo diferencial;
  • óleo caixa;
  • sistema de ar condicionado;
  • freios;
  • filtro de combustível;
  • exaustão;
  • suspensão;
  • filtro de ar do motor;
  • bateria;
  • fluidos;
  • correias;
  • óleo do motor (e o seu respectivo filtro).

Estes e outros componentes que trazem uma economia mais ampla.

6. Utilize os defletores de ar

O uso dos defletores é uma excelente opção pra quem quer economizar no combustível. Sua função é reduzir a resistência do ar que passa entre a cabine e a carroceria do caminhão ou carreta.

Alem da economia, os defletores ajudam bastante na estabilidade do veículo, criando menos atrito com o ar e possibilitando ao condutor uma rodagem com mais leveza e facilidade.

7. Abasteça em postos confiáveis

Pode parecer uma dica simples, mas que faz toda diferença no seu bolso e também no seu veículo.

Já ouviu falar no barato sai caro? Isso é uma verdade. O combustível adulterado pode acabar com a vida útil de uma série de componentes do veículo e você pode ter que pará-lo na estrada devido a imprevistos relacionados aos danos causados por este combustível impróprio.

E aí a economia não se mostra tão vantajosa como parecia ser.

Por isso, tenha sempre em suas rotas os melhores pontos de abastecimento.

8. Planeje bem sua rota

 Planejamento tem tudo a ver com gasto de combustível. Imagine chegar em uma avenida e perceber que o caminhão não pode trafegar ali. Você terá que dar meia volta e procurar outro caminho, e lá se vai mais diesel desperdiçado.

Outras eventualidades também podem ser evitadas. Ao fazer o planejamento, procure, por exemplo, buscar alternativas para evitar as vias mais movimentadas em horários de pico, rotas com muitas subidas. Esta simples pratica irá te fazer economizar tempo e dinheiro.

Olá,
Olá, como podemos ajuda-lo?