Preloader images
Preloader icon

Os caminhões podem ser considerados como uma das principais ferramentas de trabalho. Isso porque esse recurso tem uma série de empregabilidades, sendo utilizado para atender várias atividades relacionadas ao transporte de cargas e pessoas. Dessa forma, para alcançar bons resultados no mercado, muitos empreendedores têm optado por abrir uma frota de caminhões para atender o comércio de escoamento de produtos e serviços. Nesse caso, vale comentar que, além de levar em conta os aspectos de gerenciamento do negócio e de gestão logística das viagens, o proprietário da frota deve ter bastante atenção à condição de uso de seus veículos. Isso porque esse fato pode impactar diretamente a qualidade das entregas, o cumprimento de prazos, a conservação das máquinas e a redução de gastos com avarias inesperadas nos caminhões. Saiba que muitos componentes do veículo precisam ser trocados de forma periódica. Ter conhecimentos desses e de outros fatores pode ajudá-lo bastante a garantir a conservação dos sistemas mecânicos e prolongar a vida útil do caminhão. Sendo assim, confira agora este artigo contendo as principais informações sobre quando realizar a troca de peças do caminhão!

O que é a manutenção periódica?
Antes de mais nada, é importante salientarmos sobre o que vem a ser a manutenção periódica. Como a própria expressão sugere, é um procedimento que visa inspecionar, avaliar e, se necessário, substituir peças e componentes que estão porventura danificados ou com o prazo de vida útil chegando ao fim. Ela também pode ser chamada de revisão preventiva, já que o intuito principal é evitar avarias inesperadas no veículo. Vale lembrar que existem vários outros tipos de manutenção, como é o caso das reparações imediatas, que são aquelas que o mecânico faz para solucionar problemas que ocorreram de forma inesperada. Normalmente, esse último procedimento de conserto acaba saindo bem mais caro que as manutenções preventivas. Isso porque danos que ocorrem de forma súbita costumam apresentar um grau de gravidade bem maior que os defeitos esperados nas manutenções periódicas.

Como funciona a manutenção periódica?
Basicamente, na manutenção periódica, é levado em conta o prazo de vida útil de componentes e peças do veículo que costumam necessitar de troca frequente. Nesse sentido, devemos considerar que os caminhões são veículos que têm uma realidade de manutenção um pouco diferente de veículos de porte menor, uma vez que eles devem ser preparados para enfrentar altas cargas e longas horas de viagem. Por conta disso, seus sistemas mecânicos necessitam de uma maior durabilidade e resistência, para que não apresentem avarias no meio da estrada. A manutenção preventiva vem justamente para garantir que o veículo ande contando com sua máxima performance e rendimento. O protocolo das revisões já contém os principais itens que devem ser inspecionados e substituídos. Vale destacar que, mesmo não apresentando problemas visíveis, caso uma determinada peça tenha chegado em seu período limite de uso, deve ser imediatamente trocada para evitar possíveis danos no futuro.

Por que é importante realizar a manutenção periódica?
Agora que você já sabe o que é e como funciona a manutenção periódica, é necessário falarmos sobre os motivos que justificam a importância de efetuar essa revisão. O primeiro fator que podemos citar diz respeito à segurança. Isso porque todos os procedimentos realizados nas manutenções que têm a capacidade de reduzir as chances de problemas inesperados são vistos como pontos positivos para aumentar a segurança do caminhão e dos condutores. Por meio deles, é possível minimizar os acidentes provocados por defeitos no caminhão. Outro ponto é a redução de custos, pois, como já mencionado, os problemas que aparecem de forma súbita acabam apresentando maior gravidade, podendo até mesmo afetar outros sistemas mecânicos, o que faz com que o custo para a reparação fique cada vez maior. Por fim, também é possível obter uma maior performance do veículo, pois as manutenções permitem que ele funcione com total rendimento.

Quais são as peças que precisam de uma atenção maior?
Confira agora alguns dos principais itens que necessitam de trocas periódicas dentro das manutenções preventivas!
Pastilhas e lonas de freio As pastilhas e lonas de freio são consideradas como itens de grande importância para garantir a segurança do veículo. Além do mais, elas operam de forma intensa e constante quando o caminhão está em funcionamento. Por conta disso, acabam sofrendo o desgaste mais rápido e necessitando de trocas regulares. Para evitar riscos de acidentes, você deve
ter bastante atenção ao prazo de vida útil desses componentes. Normalmente, quando elas estão chegando em seu limite de trabalho, começam a apresentar ruídos típicos.

Pneus
Os pneus estão constantemente em contato com o solo e sofrem o desgaste com o uso do veículo. A depender das condições das estradas em que o caminhão realiza suas rotas, o pneu pode apresentar um desgaste prematuro, necessitando da substituição antes do prazo normal de vida útil do componente. Além do mais, a condição de carga transportada também influencia diretamente na longevidade dessa peça, uma vez que veículos pesados provocam um maior comprometimento dos pneus.

Palhetas
Por mais que possam parecer para muitos motoristas itens irrelevantes, as palhetas na verdade são bastante necessárias para garantir a visibilidade do condutor em períodos de chuva. Com o passar do tempo, esse acessório acaba sofrendo desgaste e apresentando ressecamento das borrachas devido ao contato com o sol ou à falta de uso. A dica é cuidar da qualidade desse item, mantendo-o sempre em bom estado de uso para prevenir danos no vidro do para-brisa e para poder utilizá-lo sempre que necessário.

Óleo lubrificante
O óleo lubrificante tem várias funcionalidades no motor do veículo, como inimizar o atrito de partes metálicas e auxiliar o sistema de arrefecimento. Normalmente, é possível conferir no manual do proprietário as recomendações de troca desse componente. Vale lembrar que, dependendo das condições de uso, o prazo de troca pode acabar sendo diminuído.
Essas foram as principais informações acerca do que é e como funciona a manutenção periódica, além de quando realizar a troca de peças do caminhão. Percebe-se a importância de estar atento aos componentes que precisam de uma maior frequência de revisões, pois com isso é possível evitar danos inesperados e gastos altos com reparações corretivas do caminhão

Olá,
Olá, como podemos ajudá-lo?