A falta de manutenção preventiva é um dos fatores responsáveis por acidentes, atrasos nas entregas e outros prejuízos de quem depende de caminhões para o trabalho. A conscientização para a realização da manutenção preventiva de caminhões é importante e contribui para a confiabilidade, segurança e lucratividade. Preparamos uma lista com benefícios da manutenção preventiva de caminhões.
1. Redução no risco de acidentes
A manutenção preventiva de caminhões é uma das soluções mais importantes para contribuir com a redução de acidentes nas estradas. Com ela, problemas podem ser identificados com antecedência, evitando o agravamento, consequentemente, reduzindo os riscos de acidentes. É importante que peças que possuem alto índice de desgaste natural sejam repostas antes do final da vida útil. Dependendo do trabalho e da condução do caminhão, esse desgaste pode acontecer com maior frequência. As revisões periódicas permitem que a avaliação dessas peças sejam avaliadas e substituídas. Caso contrário, a segurança e eficiência fica comprometida.
2. Evita surpresas em fiscalizações
Devido ao alto registro de acidentes gerados por falta de manutenção preventiva dos veículos, a polícia rodoviária intensificou a fiscalização e pode gerar prejuízos para o caminhoneiro com o tempo parado, caso sejam identificadas irregularidades. Sem contar com a multa, que pode pesar no bolso e colocar em risco a lucratividade do frete contratado. As revisões periódicas são obrigatórias e, para caminhões e ônibus, a fiscalização é realizada bem de perto. Por isso, não seja pego de surpresa. Fique em dia com a manutenção preventiva da sua frota de caminhões.
3. Melhora o desempenho de caminhões
A manutenção preventiva de caminhões colabora no desempenho ao identificar possíveis problemas em peças e componentes que comprometeriam o funcionamento de outras peças quando trabalham em conjunto. Peças comprometidas fazem com que o motor se esforce mais, resultando em consumo excessivo de combustível, desgastando outras peças. Com a manutenção, o caminhão estará constantemente performando no seu melhor.
4. Aumenta a eficiência dos serviços
Com os índices de problemas em peças do caminhão altos, a eficiência dos serviços prestados cai. A manutenção preventiva contribui para que o caminhão esteja sempre pronto para o trabalho, como consequência, os serviços poderão ser prestados com eficiência, confiabilidade e competitividade, tornando-se um diferencial e resguardando sua imagem no segmento.
5. Reduz os custos e aumenta a lucratividade
O caminhão é a sua ferramenta de trabalho, a partir dele você obtém sua receita, portanto, quanto melhor for a condição do caminhão, melhor será sua produtividade e seus lucros. Com a manutenção preventiva, possíveis problemas que viriam a ocorrem podem ser antecipados, reduzindo os custos e evitando paradas durante o trabalho. A preventiva impede também
que outras peças sejam afetadas com possíveis falhas, diminuindo os custos que viria a ter.