Conforto, praticidade e conveniência. Hoje, falaremos sobre a importância do ar condicionado para caminhão. Como todos sabem, esse é um acessório fundamental para a produtividade e o bem-estar de quem trabalha na estrada. No entanto, poucos sabem reconhecer um bom sistema de refrigeração no mercado. Por isso, elaboramos este material completo. Aqui, reunimos as principais
curiosidades sobre o tema, listando os acessórios mais importantes para os caminhões, as vantagens de um bom ar condicionado e os cuidados.
Quais os principais acessórios necessários em caminhões?
Muito além de ser uma ferramenta de trabalho, os caminhões também são “casas móveis” para os profissionais da estrada. E essa é a principal razão para investir em acessórios de conveniência, conforto e praticidade, justamente para aumentar a comodidade das jornadas e favorecer o descanso do profissional. Da forma como percebemos, os acessórios mais importantes estão
relacionados a pelo menos quatro categorias — segurança, conveniência, prevenção e praticidade. Em termos de segurança, destacamos a importância do extintor de incêndio e das câmeras de vigilância e proteção. Já em conveniência e praticidade, destacamos itens como colchão, ventilador portátil, cortinas, carregador solar e até mesmo minigeladeiras com aquecedores embutidos. Já em prevenção, destacamos novamente as câmeras, sobretudo as dashcams, que são fundamentais para avaliar a culpa em muitos acidentes.
A presença desses acessórios não é fundamental para que os caminhoneiros consigam trabalhar. No entanto, é notável como esses itens são capazes de melhorar a qualidade de vida, o humor, e até mesmo a qualidade de repouso dos profissionais, efetivamente, reduzindo a probabilidade de acidentes e problemas nas estradas. Por isso, consideramos todos esses equipamentos fundamentais para quem passa boa parte da vida nas estradas, pois faz com que a jornada seja muito mais produtiva e agradável.
Quais as vantagens do ar condicionado para caminhão?
Segurança, bem-estar e economia. Em nossa visão, essas são as três vantagens que podem ser conquistadas por meio de um bom sistema de ar condicionado para o caminhão. Abaixo, explicamos cada um desses fatores com mais detalhes. Dê uma olhada!
Segurança
Infelizmente, um dos aspectos mais delicados de trabalhar nas estradas do Brasil é a insegurança. Para os veículos sem ar condicionado, ou que até têm o equipamento, mas sem funcionar, é comum deixar os vidros abertos para aumentar o fluxo de ar. No entanto, essa decisão costuma cobrar seu preço. Em uma região hostil e perigosa, um vidro aberto pode ser um convite para
uma abordagem à mão armada. Com o ar condicionado funcionando, o motorista é incentivado a manter os vidros fechados, minimizando as chances de uma abordagem, e também protegendo contra o acesso de objetos na cabine.
Bem-estar
Com exceção de breves períodos de frio, o Brasil é um país muito quente, sobretudo nas regiões centro-oeste, norte e nordeste, que são destinos frequentes para quem trabalha nas estradas. O calor, em excesso, além de provocar fadiga, falta de energia e queda de produtividade, também pode afetar o humor dos profissionais. Com o ar condicionado, os caminhoneiros trabalham de maneira otimizada. Na hora de dormir, a climatização facilita um sono contínuo e sem interrupções, garantindo o repouso completo e boa produtividade no dia seguinte — portanto, investir nisso é investir diretamente no desempenho dos profissionais da frota.
Economia
Por último, mas também importante, a sutil economia de combustível. Sim, o ar condicionado consome uma boa quantidade de energia. No entanto, parte desse gasto é compensado pelo fator aerodinâmico, já que circular com janelas fechadas diminui o arrasto do caminhão. Além disso, existem compensações ocultas. Sim, em um primeiro momento, o ar condicionado consome mais combustível. Mas com o tempo, o ganho de produtividade acaba compensando, e muito, o acréscimo no consumo — ainda mais se você já conta com um veículo especialmente tecnológico e
econômico.
Quais os principais cuidados com o ar-condicionado do caminhão?
Como todo componente do seu caminhão, o ar-condicionado exige alguns cuidados e procedimentos preventivos para garantir seu funcionamento e durabilidade. A começar pela higienização periódica do sistema. Pelo menos, uma vez a cada ano, é importante investir no procedimento. Além disso, também é importante substituir o filtro do ar-condicionado a cada 10 mil quilômetros rodados, evitando a saturação da peça e prejuízos à saúde respiratória de quem dirige o veículo. Além disso, também existe o momento correto da ativação do ar-condicionado.
Por ser um processo que demanda uma energia inicial considerável do conjunto mecânico, o recomendado é ligar o ar assim que você dá a partida no veículo. Ligá-lo com o motor já em funcionamento e acima dos 3 mil RPM pode danificar o compressor e prejudicar a durabilidade da peça.